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terça-feira, 29 de dezembro de 2020
INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA DO MERCOSUL
AO SENADOR WELLINGTON FAGUNDES
INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA DO MERCOSUL
DOCUMENTO ESCRITO EM PORTUGUÊS DO BRASIL
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
O grande problema é a diferença da bitolas que são 3: estreita de 1 metro, média de 1,43 metro, larga de 1,60 metros .
O BRASIL em sua maioria é bitola estreita,só tem média na ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ ; O EIXO SÃO PAULO RIO DE JANEIRO é bitola larga ,O Sudeste do BRASIL é misto em parte estreita e em parte larga ; Já O NORDESTE e SUL é bitola estreita; A FERROVIA NORTE SUL, FERROVIA DE CARAJÁS ,FERRONORTE que liga SANTOS SP a RONDONÓPOLIS MT são de bitola larga; A FERROVIA SANTOS ,SÃO PAULO,BAURU SP é bitola larga porém a partir de BAURU SP,MARÍLIA SP ,3 LAGOAS MS,CAMPO GRANDE CORUMBÁ MS a SANTA CRUZ DE LA SIERRA-BOLÌVIA é bitola estreita .
A BOLÍVIA é bitola estreita ,assim como as conexões com CHILE,PERU,BRASIL e ARGENTINA .
URUGUAI e PARAGUAI é bitola média.
CHILE é bitola larga no sul de SANTIAGO DE CHIE a PUERTO MONTT ,ao norte é bitola estreita de SANTIAGO DE CHILE a ARICA e as conexões com BOLÍVIA E ARGENTINA .
ARGENTINA é em 80 % bitola larga formado pelo qurteto das FERROVIAS MITRE-ROCA-SARMIENTO-SAN MARTIN ; A FERROVIA GENERAL BELGRANO que liga BUENOS AIRES AL NOROESTE DE ARGENTINA com conexões com BOLÍVIA,CHILE,PERU é bitola estreita .NA FERROVIA MESOPOTÂMICA GENERAL URQUIZA/CENTRAL PARAGUAI é itola média liga BUENOS AIRES à REGIÃO LESTE DA ARGENTINA conhecida por MESOPOTÂMIA , tem conexões diretas com URUGUAI e PARAGUAI e indiretas com BRASIL pela PONTE INTERNACIONAL PASO DE LOS LIBRES-URUGUAIANA ,onde tem que fazer permuta de vagões pousada diferença de bitolas .
EQUADOR E COLÔMBIA SÃO BITOLA ESTREITA.
Em 1980 em BUENOS AIRES(ARGENTINA) num encontro entre os PRESIDENTES JOÃO BATISTA
FIGUEIREDO(BRASIL) e JORGE RAFAEL VIDELA(ARGENTINA) quando lançar as bases do FUTURO MERCOSUL foi assinada uma carta prevendo a unificação das bitolas no padrão bitola larga.
O PERU é bitola larga de LIMA a LA AROYA DE 200 KM; no sul é bitola estreita nas conexões com BOLÍVIA e CHILE.
A FERRO NORTE DO BRASIL os trilhos atualmete estão parados em RONDONÓPOLIS MT tendo projetos de continuar a CUIABÁ/ZÁRZEA GRANDE, DIAMANTINO MT onde um ramal seguirá a CAMPO NOVO DOS PARECIS para encontrar A FERROVIA TRANSOCEÂNICA e outro seguirá a SANTARÉM PA.Ainda inclui o ramal goiano da FERRONORTE que ligará UBERLÂNDIA MG,ITUMBIARA GO,SANTA HELENA,RIO VERDE,JATAÍ,MINEIROS,SANTA RITA DO ARAGUAIA GO /ALTO ARAGUAIA MT.
A FERROVIA TRANSOCEÂNICA é um antigo projeto que de UTOPIA EM BREVE SERÁ REALIDADE,em 1911 O ENGENHEIRO INGLÊS HIRAM BIRGHAM descobre as ruinas de MACHU PICCHU também construir a FERROVIA DE BITOLA LARGA EL CALLAO-LIMA-LA OROYA .
O ENGENHEIRO HIRAM BIRGHAM desejada ligar LIMA-PERU a RIO DE JANEIRO –BRASIL ,os goveros do BRSIL e PERU achavan que era ua UTOPIA; Hoje o projeto tem interesse da CHINA de ligar LIMA A RIO DE JANEIRO a partir dos trilhos já existentes RIO DE JANEIRO-BELO HORIZONTE-CAMPINORTE sendo necessário prolongar a COCALINHO MT, ÁGUA BOA ,LUCAS DO RIO VERDE,CAMPO NOVO DOS PARECIS ,SAPEZAL MT, VILHENA RO,PORTO VELHO RO
RIO BRNCO AC,CRUZEIRO DO SUL(FRONTEIRA BRASIL PERU),PUCALLPA,LA OROYA
A FERROVIA TRANSOCEÂNICA será toda de BITOLA LARGA e em CAMPINORTE GO se conectará À FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL.
A FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL atualmente liga ESTRELA D' OESTE SP-GOIÂNIA-AÇAILÂNDIA MA onde se conecta à FERROVIA DE CARAJÁS podendo levar ao PORTO DE SÃO LUIZ MA, tem projeto de seguir para o norte a BELÉM/BARCARENA no estado de PARÁ e para O SUL seguirá a LONDRINA PR sendo ainda indefinido como chegará a RIO GRANDE RS.Ainda tem o ramal PANTANAL ou sul mato grossense da FERROVIA NORTE SUL cujo projeto sairá de ESTRELA D' OESTE SP, 3 LAGOAS MS,DOURADOS MS PORTO MURTINHO MS; RECOMENDO QUE SEJA INTERLIGADO A ASUNÇAÕ-PARAGUAI PARA LIGAR A BUENOS AIRES ARGENTINA; VILLAMONTES-BOLÍVIA,ORURO –BOLÍVIA,IQUIQUE-CHILE
A FERROVIA OESTE LESTE que ligará ILHÉUS BA a FIGUEIRÓPOLIS TO é de bitola estreia,recomendo colocar um terceiro trilho de 1 metro+1,60 metro porque se conectará à FERROVIA NORTE SUL; também se ligará a FERROVIA NORTE SUL em ARAGUAÍNA TO a FERROVIA TRANSNORDESTINA que sairá de ARAGUAÍNA TO seguirá a SALGUEIRO PE onde fará um T onde um ramal seguirá a FORTALEZA/PECÉM CE e outro a RECIFE/SUAPE PE , será bitola estreita recomendo bitola mista de 1 metro+1,60 metros
AS MINHAS SUGESTÕES
Recomendo unificar as bitolas em larga de em 1,60.
De LONDRINA PR a FERROVIA NORTE SUL ( TRILHOS JÁ EXISTENTES SÓ COLOCAR TERCEIRO TRILHO)siga a PONTA GROSSA PR,VIDEIRA SC,SANTA MARIA RS onde um ramal seguiria a PELOTAS/RIO GRANDE RS outro seguiria a SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA para seguir a MONTEVIDÉU ,um terceiro ramal a URUGUAIANA onde se ligaria a FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA seguindo a BUENOS AIRES-ARGENTINA .
A China deseja financiar a Ferrovia BI OCEÂNICA ligando PARANAGUÁ a ANTOFAGASTA CHILE .ELA passaria por PARANAGUÁ,CURITIBA,PONTA GROSSA,CASCAVEL PR onde seria prolongada a FOZ DE IGUAÇU ,PR BRASIL,CIUDAD DEL ESTE –PARAGUAI,ENCARNACIÓN-PARAGUAI,RESISTENCIA-CHACO-ARGENTINA onde seguiria pelos trilhos á existentes a SALTA,SOCOMPA(FRONTEIRA) ANTOFAGASTA-CHILE será de bitola estreita RECOMENDO COLOCAR TERCEIRO TRILHO para ter bitola larga ,também recomendo construir um velho projeto de JOÃO BATISTA FIGUEIREDO –BRASIL E ALFREDO STROESSNER PARAGUAI de ligar CASCAVEL PR,FOZ DE IGUAÇU-CIUDAD DEL ESTE,ASSUNÇÃO-PARAGUAI,FORMOSA-ARGENTINA para ligar ao ramal FORMOSA,SALTA,SOCOMPA,ANTOFAGASTA.
A China deseja financiar a Ferrovia BI OCEÂNICA ligando PARANAGUÁ a ANTOFAGASTA CHILE .ELA passaria por PARANAGUÁ,CURITIBA,PONTA GROSSA,CASCAVEL PR onde seria prolongada a FOZ DE IGUAÇU ,PR BRASIL,CIUDAD DEL ESTE –PARAGUAI,ENCARNACIÓN-PARAGUAI,RESISTENCIA-CHACO-ARGENTINA onde seguiria pelos trilhos já existentes a SALTA,SOCOMPA(FRONTEIRA) ANTOFAGASTA-CHILE será de bitola estreita RECOMENDO COLOCAR TERCEIRO TRILHO para ter bitola larga ,também recomendo construir um velho projeto de JOÃO BATISTA FIGUEIREDO –BRASIL E ALFREDO STROESSNER PARAGUAI de ligar CASCAVEL PR,FOZ DE IGUAÇU-CIUDAD DEL ESTE,ASSUNÇÃO-PARAGUAI,FORMOSA-ARGENTINA para ligar ao ramal FORMOSA,SALTA,SOCOMPA,ANTOFAGASTA. Também ligar a FERROVIA MESOPOTÂMICA GENERAL URQUIZA/CENTRAL PARAGUAI de bitola média com a FERRO OESTE PARANÁ de bitola estreita que no caso se padronizar em bitola larga seriam construídos 300 km na PROVÍNCIA DE MISIONES-ARGENTINA de POSADAS,CAPITAL DE MISIONES a PUERTO IGUAZÚ/FOZ DE IGUAÇU nas CATARATAS DE IGUAÇÚ e posteriormente 160 km até CASCAVEL –PARANÁ BRASIL ,com isso trens de passageiros e cargas poderiam circular VIA CATARATAS DE IGUAÇU , intensificando o turismo e o comercio podendo estabelecer uma PONTE FERROVIÁRIA entre BUENOS AIRES com BRASÍLIA,CURITIBA,SÃO PAULO,RIO DE JANEIRO ,CAMPO GRANDE ,CUIABÁ,SANTARÉM E GOIÂNIA.
A FERROVIA TRANSNORDESTINA seria acrescentado o ramal PARAÍBA ligando IGUATÚ CE a CAJAZEIRAS PB,SOUSA,PATOS,CAMPINA GRANDE,JOÃO PESSOA,CABEDELO PB, seria acrescentando um quadrilátero nordestino RECIFE PE,JOÃO PESSOA PB, NATAL RN,FORTALEZA CE; também seria criado O RAMAL MINAS-NORDESTE-SUL que sairia de SALGUEIRO PE acompanharia a BR 116 a PETROLINA PE,JUAZEIRO BA, FEIRA DE SANTANA BA ,BELO HORIZONTE MG, reativaram o velho projeto da FERROVIA DO AÇO a SÃO PAULO OS seguindo a PONTA GROSSA PR,VIDEIRA SC,SANTA MARIA RS onde seguiria SANTANA DO LIVRAMENTO/RIVERA-MONTEVIDÉU e URUGUAIANA/PASO DE LOS LIBRES-BUENOS AIRES ,LIGANDO ASSIM TAMBEM FORTALEZA CE BRASIL A BUENOS AIRES E MONTEVIDÉU
MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL 28 DE DEZEMBRO DE 2020
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