Leia online ou baixe gratuitamente
Como melhorar a eficiência agrícola da lavoura, realizar o manejo correto, reduzir perdas e aumentar a produtividade da soja com sustentabilidade
Estudos apontam para um crescimento da população mundial, que poderá atingir 9,8 bilhões de pessoas em 2050, segundo expectativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Isso sem contar com o aumento da população urbana, a melhoria da renda em vários países, a ampliação da expectativa de vida e as mudanças nos padrões alimentares, que também impactarão a demanda por alimentos, energia e água.
O Brasil precisará concentrar esforços para aumentar ainda mais a produção em seus campos, com sustentabilidade, e agregar valor à sua produção. Vale refletir que os impactos das mudanças climáticas podem representar desafios para a agricultura brasileira, principalmente nas regiões com distribuição irregular de chuva e altas temperaturas. Segundo a FAO, “as mudanças climáticas vão afetar a agricultura global de forma desigual, melhorando as condições de produção em alguns locais, mas afetando outros”.
Para contribuir com os produtores rurais na missão de elevar a produtividade da soja, um grupo de especialistas voluntários criou o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), há 12 anos. Uma das estratégias do comitê foi convidar os produtores para participarem do Desafio de Altas Produtividades. O recorde brasileiro é de 149 sacas por hectare, ocorrido na safra de 2016/2017, no Paraná.
Na safra 2019/2020, a média dos dez recordistas foi de 115,7 sacas por hectare, ou seja, mais que o dobro da produtividade nacional. Além disso, para cada R$ 1,00 aplicado nas lavouras, os recordistas obtêm um retorno de aproximadamente R$ 2,50, o que representa lucro de 125%.
Mas como aumentar a produtividade da soja com sustentabilidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário