|
Manifesto em defesa da Zona Franca do Semiárido é lançado na Paraíba
Apelo pela Zona Franca do Semiárido Nordestino foi feito em Cajazeiras. PEC da Zona Franca foi proposta pelo deputado paraibano Wilson Filho.
Foi lançado nesta sexta-feira (15) em Cajazeiras, no Sertão paraibano, o manifesto em defesa da criação da Zona Franca do Semiárido Norestino. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) feita pelo deputado paraibano Wilson Filho ( PTB) cria uma área de livre comércio, para exportação e importação com incentivos fiscais, pelo prazo de 30 anos. A PEC confere ao Governo Federal a atribuição de demarcar a área de forma contínua, com círculo de raio mínimo de 250 quilômetros, tendo como centro o município de Cajazeiras.
Ao todo a proposta deve beneficiar 323 municípios dos seis estados nordestinos. Na Paraíba, 110 cidades deverão ser beneficiadas com a criação. O projeto também engloba os estados de Rio Grande do Norte (66 municípios), Ceará (52), Pernambuco (44), Piauí (5) e Bahia (3). A Zona Franca do Semiárido visa abranger Campina Grande, Picuí, Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, além de municípios de Pernambuco ( Serra Talhada), Rio Grande do Norte ( Pau dos Ferros), Ceará ( Juazeiro do Norte), além de municípios do Piauí e Bahia, gerando mais empregos e renda.
A região compreende seis estados e receberia benefícios fiscais. "Trata-se, portanto, de uma PEC de imenso alcance social e econômico, beneficiando os estados mais pobres do Brasil. Gente que vive, em sua grande maioria, na dependência do Bolsa Família, maior programa de distribuição de renda e de redução da pobreza do Governo Federal", diz o Manifesto.
Segundo a proposta, a escolha da cidade de Cajazeiras como centro da Zona Franca do Semiárido Nordestino é estratégica em função da localização central na região que integra o projeto, apresentando melhor logística.
AudiênciaO documento foi lançado em Cajazeiras durante audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados e Prefeitura Municipal. O documento foi lido para a população e representantes políticos dos seis estados beneficiados com o projeto. Também estiveram presentes representantes da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.
tópicos:
- Banco do Brasil,
- Banco do Nordeste,
- Cajazeiras,
- Campina Grande,
- Catolé do Rocha,
- Ceará,
- Juazeiro do Norte,
- PTB,
- Patos,
- Pau dos Ferros,
- Pernambuco,
- Picuí,
- Princesa Isabel,
- Rio Grande do Norte,
- Serra Talhada,
- Sousa
|
ResponderResponder a todosEncaminhar
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário