ARCOS SUDESTE SUL E SUDOESTE DO COMERCIO EXTERNO BRASILEIRO
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
O ARCO SUDESTE do comercio externo brasileiro são portos de
VITORIA ES,RIO DE JANEIRO RL/NITEROI,SANTOS SP.
O ARCO SUL do comercio
externo brasileiro são os portos de PARANAGUA/ANTONINA PR, SÃO FRANCISCO
DO SUL SC,ITAJAÍ/NAVEGANTES SC
FLORIANÓPOLIS SC,TUBARÃO SC ,PORTO ALEGRE RS ,RIO GRANDE E PELOTAS RS.
NO EXTERIOR MONTEVIDÉU(URUGUAI)
O ARCO SUDOESTE:
São os Portos fluviais da MEGA BACIA DO RIO DA PRATA representada pelos RIOS
PARAGUAI,PARANÁ E URUGUAI.
AS MINHAS SUGESTÕES
Pelos portos de SANTOS e RIO DE JANEIRO a operação tonelada
soja custa 120 dólares;por VITORIA ES E PAARNAGUA PR custa 110 dólares a
operação tonelada soja; Por SÃO FRANCISCO DO SUL SC custa 105 dólares a
operação tonelada soja;por RIO GRANDE E PELOTAS EM RS custa 105 dólares a
operação tonelada soja.
Pelos portos DO ARCO SUDOESTE a operação tonelada soja custa 70 dólares.
ARCO SUDOESTE: Se divide nos rios PARAGUAI,PARANÁ e
URUGUAI;O rio PARAGUAI nasce em DIAMANTINO MT ,inicia sua navegação em CÁCERES
MT e deságua no RIO PARANÁ entre as cidades LA
BOCA(PARAGUAI),RESISTENCIA(CHACO-ARGENTINA),CORRIENTES(CORRIENTES-ARGENTINA) em
MATO GROSSO DO SUL tem os portos de CORUMBÁ/LADÁRIO, PORTO MURTINHO; no
PARAGUAI tem PUERTO MIHANOVICH, CONCEPCIÓN,ASSUNÇÃO, ALBERDI (PARAGUAI);NA
BOLÍVIA tem PUERTO SUAREZ/QUIJARRO(DEFRONTE A CORUMBÁ);NA ARGENTINA:CLORINDO
DEL PILCOMAYO,FORMOSA, RESISTENCIA/ BARRANQUILLA(CHACO-ARGENTINA). Em todo seu itinerário
só permite navegação de pequeno e meio porte.
O RIO PARANÁ tem 4700 km de BRASÍLIA a BUENOS AIRES ,no ALTO
PARANÁ é navegável para navegação de pequeno e meio porte ,sendo necessário
construir eclusas nas hidroelétricas de ILHA SOLTEIRA, EM 3 LAGOAS; em ITAIPÚ
seria necessário construir eclusas com
canais a primeiro O CANAL DE ITAIPÚ ligando ao RIO IGUAÇÚ além das CATARATAS DO
IGUAÇÚ e depois um segundo CANAL DE MISSÕES na PROVÍNCIA ARGENTINA DE MISIONES
; outra eclusa em YACIRETÁ APIPÉ(PARAGUAI-ARGENTINA) O RIO PARANÁ tem capacidade de porte médio e
pequeno de NAVEGAÇÃO entre SÃO SIMÃO(GO)BRASIL e ROSÁRIO(SANTA FÉ-ARGENTINA) e
VICTORIA(ENTRE RIOS-ARGENTINA) , a partir de ROSÁRIO/VICTORIA pode receber navios
de ultramar podendo fazer baldeação em VICTORIA,GUALEGUAY,IBICUY(ENTRE
RIOS-ARGENTINA); ROSARIO,VILLA CONSTITUCIÓN(SANTA FÉ -ARGENTINA)SAN
NICOLÁS,RAMALLO,SAN PEDRO,BARADERO,ZÁRATÉ,CAMPANA,BELEN DE ESCOBAR(PROVINCIA DE
BUENOS AIRES-AGENTINA).
O RIO URUGUAI nasce na divisa de SANTA CATARINA/RIO GRANDE
DO SUL , passa pela PONTE INTERNACIONAL
RODO FERROVIARIA PASO DE LOS LIBRES/URUGUAIANA a partir de MONTE
CASEROS(CORRIENTES-ARGENTINA)/BELLA UNIÓN(URUGUAI)/BARRA DO QUARAÍ(RS)BRASIL
recebe embarcações de meio porte e a partir da eclusa da hidroelétrica de SALTO
GRANDE em CONCORDIA(ENTRE RIOS - ARGENTINA)/SALTO(URUGUAI) recebe navios de
ultramar tendo os portos de COLÓN,CONCEPCIÓN DEL URUGUAY,GUALEGAUYCHÚ(ENTRE
RIOS-ARGENTINA); do lado uruguaio tem PAYSANDÚ,FRAY BENTO,CARMELO(URUGUAI)
ainda no RIO DA PRATA tem em URUGUAI os portos de COLONIA,NUEVA PALMIRA E
MONTEVIDEU.
A BR 163 liga literalmente AS BACIAS DO AMAZONAS AO PRATA DE
SANTARÉM PA a BUENOS AIRES(ARGENTINA) E MONTEVIDÉU(URUGUAI),pois de RIO GRANDE
DO SUL ela pode seguir a SANTIAGO,ALEGRETTE,QUARAÍ podendo ligar a MONTEVIDÉU ;
nas 3 cidades: BERNARDO DE IRIGOYEN(MISIONES-ARGENTINA/ A MAIS LESTE CIDADE DA
ARGENTINA) COM DIONISIO CIQUEIRA SC-BRASIL E BARRACÃO PR-BRASIL encontra a RUTA
ARGENTINA 14 que após 1300 km leva ate BUENOS AIRES(ARGENTINA) a RUTA ARGETINA
14 contorna a fronteira do BRASIL do outro lado ; também tem conexão
ferroviária na ponte PASO DE LOS LIBRES/ URUGAUIANA onde tem estações
alfandegárias tanto de um lado como de outro ,o único problema é as bitolas já
que do lado brasileiro é bitola estreita de 1 metros em todo o sul do BRASIL
;já na argentina tem bitola estreita,bitola média de 1,43 metros e 80% é bitola
larga, no caso da conexão entre BUENOS AIRES E BRASIL A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA é
bitola média de 1,43 metros ; o correto seria unificar na bitola larga de 1,60
metros ,porém A FERROVIA MESOPOTÁMICA
GENERAL URQUIZA leva os portos fluviais de GUALEGAY,COLÓN GUALEGUAYCHU,
CONCORDIA,IBICUY,CONCEPCIÓN DEL URUGUAY. O BRASIL está conectado em SANTANA DO
LIVRMENTO RS QUE É FRONTEIRA SECA COM RIVERA(URUGUAI) com ferrovias URUGUAIS A
AFE(ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO EM (URUGUAI) que leva a MONTEVIDÉU,SALTO,FRAY BENTO
,recomendando unificar na bitola larga
MARIO ALBERTO
BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL,13 DE JULHO DE 2019
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