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segunda-feira, 30 de setembro de 2019

ARCOS SUDESTE SUL E SUDOESTE DO COMERCIO EXTERNO BRASILEIRO


ARCOS SUDESTE SUL E SUDOESTE DO COMERCIO EXTERNO BRASILEIRO
AUTORIA :MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
APRESENTAÇÃO:
O ARCO SUDESTE do comercio externo brasileiro são portos de VITORIA ES,RIO DE JANEIRO RL/NITEROI,SANTOS SP.
O ARCO SUL do comercio  externo brasileiro são os portos de PARANAGUA/ANTONINA PR, SÃO FRANCISCO DO SUL SC,ITAJAÍ/NAVEGANTES SC  FLORIANÓPOLIS SC,TUBARÃO SC ,PORTO ALEGRE RS ,RIO GRANDE E PELOTAS RS. NO EXTERIOR MONTEVIDÉU(URUGUAI)
O ARCO SUDOESTE:
São os Portos fluviais da MEGA BACIA  DO RIO DA PRATA representada pelos RIOS PARAGUAI,PARANÁ E URUGUAI.
AS MINHAS SUGESTÕES
Pelos portos de SANTOS e RIO DE JANEIRO a operação tonelada soja custa 120 dólares;por VITORIA ES E PAARNAGUA PR custa 110 dólares a operação tonelada soja; Por SÃO FRANCISCO DO SUL SC custa 105 dólares a operação tonelada soja;por RIO GRANDE E PELOTAS EM RS custa 105 dólares a operação tonelada soja.
Pelos portos DO ARCO SUDOESTE a  operação tonelada soja custa 70 dólares.
ARCO SUDOESTE: Se divide nos rios PARAGUAI,PARANÁ e URUGUAI;O rio PARAGUAI nasce em DIAMANTINO MT ,inicia sua navegação em CÁCERES MT e deságua no RIO PARANÁ entre as cidades LA BOCA(PARAGUAI),RESISTENCIA(CHACO-ARGENTINA),CORRIENTES(CORRIENTES-ARGENTINA) em MATO GROSSO DO SUL tem os portos de CORUMBÁ/LADÁRIO, PORTO MURTINHO; no PARAGUAI tem PUERTO MIHANOVICH, CONCEPCIÓN,ASSUNÇÃO, ALBERDI (PARAGUAI);NA BOLÍVIA tem PUERTO SUAREZ/QUIJARRO(DEFRONTE A CORUMBÁ);NA ARGENTINA:CLORINDO DEL PILCOMAYO,FORMOSA, RESISTENCIA/ BARRANQUILLA(CHACO-ARGENTINA). Em todo seu itinerário só permite navegação de pequeno e meio porte.
O RIO PARANÁ tem 4700 km de BRASÍLIA a BUENOS AIRES ,no ALTO PARANÁ é navegável para navegação de pequeno e meio porte ,sendo necessário construir eclusas nas hidroelétricas de ILHA SOLTEIRA, EM 3 LAGOAS; em ITAIPÚ seria necessário  construir eclusas com canais a primeiro O CANAL DE ITAIPÚ ligando ao RIO IGUAÇÚ além das CATARATAS DO IGUAÇÚ e depois um segundo CANAL DE MISSÕES na PROVÍNCIA ARGENTINA DE MISIONES ; outra eclusa em YACIRETÁ APIPÉ(PARAGUAI-ARGENTINA) O RIO  PARANÁ tem capacidade de porte médio e pequeno de NAVEGAÇÃO entre SÃO SIMÃO(GO)BRASIL e ROSÁRIO(SANTA FÉ-ARGENTINA) e VICTORIA(ENTRE RIOS-ARGENTINA) , a partir de ROSÁRIO/VICTORIA pode receber navios de ultramar podendo fazer baldeação em VICTORIA,GUALEGUAY,IBICUY(ENTRE RIOS-ARGENTINA); ROSARIO,VILLA CONSTITUCIÓN(SANTA FÉ -ARGENTINA)SAN NICOLÁS,RAMALLO,SAN PEDRO,BARADERO,ZÁRATÉ,CAMPANA,BELEN DE ESCOBAR(PROVINCIA DE BUENOS AIRES-AGENTINA).
O RIO URUGUAI nasce na divisa de SANTA CATARINA/RIO GRANDE DO SUL , passa pela PONTE INTERNACIONAL  RODO FERROVIARIA PASO DE LOS LIBRES/URUGUAIANA a partir de MONTE CASEROS(CORRIENTES-ARGENTINA)/BELLA UNIÓN(URUGUAI)/BARRA DO QUARAÍ(RS)BRASIL recebe embarcações de meio porte e a partir da eclusa da hidroelétrica de SALTO GRANDE em CONCORDIA(ENTRE RIOS - ARGENTINA)/SALTO(URUGUAI) recebe navios de ultramar tendo os portos de COLÓN,CONCEPCIÓN DEL URUGUAY,GUALEGAUYCHÚ(ENTRE RIOS-ARGENTINA); do lado uruguaio tem PAYSANDÚ,FRAY BENTO,CARMELO(URUGUAI) ainda no RIO DA PRATA tem em URUGUAI os portos de COLONIA,NUEVA PALMIRA E MONTEVIDEU.
A BR 163 liga literalmente AS BACIAS DO AMAZONAS AO PRATA DE SANTARÉM PA a BUENOS AIRES(ARGENTINA) E MONTEVIDÉU(URUGUAI),pois de RIO GRANDE DO SUL ela pode seguir a SANTIAGO,ALEGRETTE,QUARAÍ podendo ligar a MONTEVIDÉU ; nas 3 cidades: BERNARDO DE IRIGOYEN(MISIONES-ARGENTINA/ A MAIS LESTE CIDADE DA ARGENTINA) COM DIONISIO CIQUEIRA SC-BRASIL E BARRACÃO PR-BRASIL encontra a RUTA ARGENTINA 14 que após 1300 km leva ate BUENOS AIRES(ARGENTINA) a RUTA ARGETINA 14 contorna a fronteira do BRASIL do outro lado ; também tem conexão ferroviária na ponte PASO DE LOS LIBRES/ URUGAUIANA onde tem estações alfandegárias tanto de um lado como de outro ,o único problema é as bitolas já que do lado brasileiro é bitola estreita de 1 metros em todo o sul do BRASIL ;já na argentina tem bitola estreita,bitola média de 1,43 metros e 80% é bitola larga, no caso da conexão entre BUENOS AIRES E BRASIL  A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA é bitola média de 1,43 metros ; o correto seria unificar na bitola larga de 1,60 metros ,porém  A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL URQUIZA leva os portos fluviais de GUALEGAY,COLÓN GUALEGUAYCHU, CONCORDIA,IBICUY,CONCEPCIÓN DEL URUGUAY. O BRASIL está conectado em SANTANA DO LIVRMENTO RS QUE É FRONTEIRA SECA COM RIVERA(URUGUAI) com ferrovias URUGUAIS A AFE(ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO EM (URUGUAI) que leva a MONTEVIDÉU,SALTO,FRAY BENTO ,recomendando unificar na bitola larga


MARIO ALBERTO  BENEDETTO LYNCH
MARABÁ(PA)BRASIL,13 DE JULHO DE 2019

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