CONEXÃO DO BRASIL COM SURINAME,GUIANA E GUIANA FRANCESA
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
DOCUMENTO ESCRITO EM PORTUGUÊS DO BRASIL
APRESENTAÇÃO:
A partir do GOVERNO DO FALECIDO PRESIDENTE DO BRASIL ERNESTO
GEISELL ,O BRASIL se preocupar com a relação
de seus vizinhos do ARCO NORTE: BOLÍVIA,PERU,EQUADOR,COLÔMBIA,VENEZUELA,GUIANA
,SURINAME E GUIANA FRANCESA .
A GUIANA se emancipar da GRÃ BRETANHA em 1966 por iniciativa
de LINDEN FORBES BURNHAM tendo como
capital GEORGESTOWN ;A GUIANA é formada por 50% de INDIANOS,35% de AFRICANOS,o
restante é EUROPEUS,BRASILEIROS,ÍNDIOS e CHINESES.
O SURINAME era colonia de HOLANDA ate 1975, em 1954
ganharia ampla autonomia e em 1975 um grupo de SURINAMESES de ORIGEM AFRICANA e
INDONESIA negociaria na HOLANDA a sua independencia ,tendo como CAPITAL
PARAMARIBO ;O SURINAME é formado por 38% DE INDIANOS,35% DE AFRICANOS,2%
EUROPEUS,3% CHINESES,14% de INDONESIOS ,O RESTANTE são BRASILEIROS e HISPANO
AMERICANOS.
A GUIANA FRANCESA é
uma antiga colonia da FRANÇA que despois de 1945 com CHARLLES DE GAULLE
passaria a se chamar DEPARTAMENTO DE ULTRAMAR DA FRANÇA com CAPITAL em CAIENA
;com a UNIÃO EUROPEIA também TERRITORIO DE ULTRAMAR AD UNIÃO EUROPEIA
Tem uns 100.000 HABITANTES sendo que 30% AFRICANOS, 15 %
BRASILEIROS(uns 15.000 BRASILEIROS), o restante é formado por
FRANCESES,MARROQUINOS,ARGELINOS,CHINESES,VIETNAMITAS,LAOCIANOS,CAMBOJANOS,MONG,INDIANOS,HISPANO
AMRICANOS,OUTROS EUROPEUS. Os BRASILEIROS vivem em choque com OS
FRANCO-GUIANESES muitos deles entram
clandestinamente na GUIANA FRANCESA sendo alvo de batidas policiais por parte
da POLICIA NCIONAL FRANCESA e A GENDARMERIA NACIONAL FRANCESA;Em CAIENA há uma
forte separação ao ponto que AVENUE DE LA MAGDALENE separa a CITÉ CEZAIRE(dos
FRANCO-GUIANESES) da VILLAGE DES BRESILIEN(dos BRASILEIROS) e se evitam de um
lado e outro .
Atualmente a BR 156
que liga LARANJAL DO JARI AP
,MACAPÁ,FERREIRA GOMES,AAMAPÁ AP,CALÇOENE,OIAPOQUE –AP-BRASIL segue na
GUIANA FRANCESA a SAINT GEORGES DE L’OYAPOCK ,REGINA,CACAU,ROCHAMBEAU, CAIENA,
TONATE, KOUROU, SINNAMARY, COROSONNY,IRACOUBÓ,MANÁ,SAINT LAURENT DU
MARONI(GUIANA FRANCESA)/ALBINA (SURINAME) ,MOENGO,NIEUW
AMSTERDAM,PARAMARIBO,SARAMACA,CORONIE,NIEUW
NICKERIE(SURINAME)/SPRINGLAND(GUIANA),NEW AMSTERDAM,GEORGESTOWN(GUIANA).
Em GEORGESTOWN
(GUIANA) tem outra conexão que liga a
DEMERARA, MARACANATA, LETHEM/BOM FIM(FRONTEIRA) seguindo a BOA VISTA RR
.
Em GUIANA FRANCESA
poucos brasileiros progrediram a maioria é mão de obra barata da construção
civil e outra grande parte está no garimpo ;já no SURINAME e GUIANA os
brasileiros são maioria no garimpo.
Por outro lado a FRANÇA por ser asignataria da CARTA DE
SCHLECHEN(ALEMANHA) que criou em 1993 com a UNIÃO EUROPEIA O ESPAÇO COMUM EUROPEU DOS CIADADÃOS colocar
barreiras aos BRASILEIROS para entrar na GUIANA FRANCESA ao ponto de exigir
visto consular e recursos financeiros
AS MINHAS SUGESTÕES:
1)A BR 010 BRASILIA –BELÉM PA seria prolongada pela ILHA DE
MARAJÓ ate MACAPÁ para ligará BR 156 e BR 210.
2) Seja FEDERALIZADA como BR 158 a rodovia PA ESTADUAL que
liga ALTAMIRA PA,a VITORIA DO XINGÚ ,sua abertura ate ALMERIM PA e federalizar
a como BR 158 ate MONTE DOURADOS PA sua
abertura e prolongação pela margem oeste do rio JARI ate a froneteira com
SURINAME e sua abertura em SURINAME ate ALBINA que tem porto
fluvial de águas profundas; a BR 156 seria prolongada ate VITORIA DO JARI AP,
PORTO MOAZ PA,BELOS MONTES PA. E BR 157 seria aberta de LARANJAL DO JARI AP ate
SAINT LAURENT DU MARONI(GUIANA FRANCESA) porto fluvial com aguas profundas .
3) O GRANDE CORREDOR RODO-FERROVIARIO BRASIL-SURINAME :
Seria formado pela BR 163+ FERRO NORTE . A BR 163 liga de
FREDERICO WESTPHALEN RS a CASCAVEL PA,GUAIRA PR,MUNDO NOVO MS ,DOURADOS
MS,CAMPO GRANDE MS,RONDONÓPOLIS MT,CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE MT, NOVA MUTUM,LUCAS DO
RIO VERDE,SORRISO,SINOP,GUARANTÃ DO NORTE MT, NOVA PROGRESSO PA,CASTELO DOS
SONHOS,MIRITITUBA,RURÓPOLIS,SANTARÉM PA, habendo um velho tratado entre O
FALECIDO PRESIDENTE JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO e DERSI BOUTERSE de ligar SANTARÉM
a PARAMARIBO; A FERRO NORTE cujo projeto é ligar SANTOS SP a SANTERÉM PA
atualmente funciona entre SANTOS SP ,SANTE FÉ DO SUL SP,APARECIDA DO TABOADO
MS,CASSILANDIA, CHAPADÃO DO SUL,COSTA RICA MS,ALTO TAQUARI MT,ALTO
ARAGUAIA,ITIQUIRA e RONDONÓPOLIS MT cujas obras por negligencias não avançar a
CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE ate MIRITITUBA PA SANTARÉM PA acompanahndo a BR 163. A MINHA
PROPOSTA seria abrir de forma conjunta 800 km em PARÁ-BRASIL de SANTARÉM PA
seria uma ponte RODO FERROVIARIA a MONTE ALEGRE PA e seriam abertos 800 km ate
TÍRIOS PA(FRONTEIRA BRASIL/SURINAME e posteriormente mais 300 km de rodovia no
SURINAME ate BROKOPONDO ligando á RODOVIA já existente BROKOPONDO-PARAMARIBO,já
Aferrovia teria que ser aberta 400 km de TIRIOS a PARAMARIBO onde encontraria portos
de ultramar com águas profundase relativa proximidade com CANAL DE
PANAMÁ.CARIBE,AMÉRICA DO NORTE,EUROP,ÁFRICA,ORIENTE MÉDIO.
4) Quanto GUIANA além da RODOVIA RORAIMA-GUIANA que liga BOA
VISTA RR,BOM FIM RR/LETHEM,MARCANATA,DEMERARA,GEORGESTOWN,proponho a abertura
de outra rodovia a MT 170 que poderia ser federalizada já existe em MATO GROSSO
de CÁCERES MT,SALTO DO CÉU,TANGARÁ DA SERRA,CAMPO NOVO DOS PARECÍS,BRAS
NORTE,JUINA,CASTANHEIRA, JURUEMA ,COTRI GUAÇÚ MT tendo que ser aberta de COTRI
GUAÇÚ 900 km ate ITACOATIARA AM e
posteriormente mais 900 km ate a fronteira de GUIANA para ligar a GEORGESTOWN .
CONCLUSÕES :
Além de intensificar o comercio com SURINAME,GUIANA e outros
países uma BR 170 encurtaria a distancia
a GEORGESTOWN –GUIANA.
A ABERTURA DO GRANDE
CORREDOR RODO FERROVAIRIO BR163+ FERRO NORTE entre SANTARÉM PA BRASIL e
PARAMARIBO-SURINAME evitaria que os BRASILEIROS tenham que usar o territorio da
GUIANA FRANCESA para ir ao SURINAME ,já que O SURINAME é mais flexivel com os
BRASILEIROS que a GUIANA FRANCESA,além de encurtar a distancia para O CANAL DE PANAMÁ,EUROPA,AMÉRICA DO
NORTE,ÁFRICA e ORIENTE MÉDIO .
O BRASIL num acorde
tripartite com GUIANA e SURINAME poderia abrir a estrada de ITACOATIARA AM a
LETHEM (GUIANA) ,assim como de SANTARÉM PA-TÍRIOS PA –BROKOPONDO (SURINAME),
tanto do lado brasileiros como guianês e surinamês em compensação permitiria
que brasileiros se instalasem em GUIANA e SURINAME ;também O
BRAIL poderia usar como ZONAS FRANCAS INTERNACIONAIS pra exportar sua
produção os portos de ALBINA,NIEUW AMSTERDAM
e NIEUW NICKERIE em SURINAME ; assim como os portos de
GEORGESTOWN,SPRINGLAND na GUIANA , ficando mais perto do CANAL DE PANAMÁ
,ÁFRICA,EUROPA,AMÉRICA DO NORTE e ORIENTE MÉDIO .Também intensificaria o
comercio e o turismo com GUIANA e SURINAME
Nenhum comentário:
Postar um comentário